Basset Hound

                    Canil Dois Irmãos

Conhecendo o Basset Hound

Os Bassets Hounds são leais, devotos e babás maravilhosas para crianças de qualquer idade. Têm grande capacidade para localizar a presa ou algum outro objeto, sendo que na 2a. guerra mundial foram utilizados para procurar minas no solo. O padrão oficial da caça indica a Grã Bretanha como país de origem, embora na verdade há muita controversa sobre as origens do Basset Hound. No livo de Margaret S. Walton, uma especialista na raça, deixa-se claro a influênica Francesa e da Bélgica nos primóridos da criação da raça.

Originalmente a função dos Basset Hound's é a de caça de pequenas animais, mas também foi utilizado para localizar as Trufle (trufas). O treinamento para este fim  foi aparentemente desenvolvido pelos camponeses franceses. Quando jovem, o  Basset Hound é mantido um dia sem comer, e então o treinador coloca a trufa em um pequeno buraco e faz com que o cão a encontre, quando isto ocorre ele ganha um petisco. O exercício é repetido até que o cão esteja condiconado a procurar a trufas.

História do Basset Hound

Os cães de origem Basset são franceses, Fitch Daglish em seu livro sobre os bassets escreve:"De Fouilloux explica a denominação de "basset d'artois", pela qual são conhecidos, nos contando que a raça é originária daquela provínica, próxima a Flandres. Ele os dividiu em duas variedades: o artesiano, que tem os membros dianteiros completamente tortos e o flamengo, que os tem os membros dianteiros retos". Existe um versão, que os Basset Hound's,  foram criados por monges franceses com o objetivo de caçar pequenos animais e lebres. Como já dissemos acima, o Basset Hound teve como origem o Cão de Santo Humberto (Bloodhound), sendo que os monges de Saint Hubert desenvolveram esta raça no mosteiro de Andain na Bélgica, portanto incialmente como disse Margert S. Walton a origem do Basset Hound é França-Bélgica.

Mas foi com a importação feita pela Inglaterra que as características do Basset Hound"s se definiram, a partir de cruzamentos com Beagle, sendo desenvolvido em especial na Grão Bretanha sendo uma das muitas Ilhas Britânicas da Europa que abrange a maior parte do Reino Unido. Seu reconhecimento oficial ocorreu mem 1883 pelo Kennel Clube Britânico. O primeiro registro no American Kennel Clube (AKC) ocorreum em 1884. O relato dos primieros Basset Hound's na Austrália ocorrem em 1900. Em 1936 três Basset Hound's são incritos, em uma exposição no Canadá, sendo que neste mesmo ano o Canadian Kennel Club reconhece a raça.

Os Basset Hound's chegam no Brasil nos anos 50, a primeira importação foi feita pro Diana Cox, que conheceu a raça em Nova York e trouxe de São Francisco o exemplar Californian Boy Coxville, registrando no Santos Kennel Clube. Em 1967, Paulo Egydio Martins importa exemplares Willis Little John, Willlis Hi Dancesr, fundando o Canil Toriba. Ainda em 1967 o casal Franisco e Stella Matarazzo trazem para o Brasil a fêmea Coralwwod's Winnie the Pooh. Em 1971, Sônia Paes de Barros traz de Londres para São Paulo Beautifull Lady, aidna em 1971 Raul Reinhardt adquire seu exemplar Ajax do Curuamú. Nos anos 70 surgem as principais criações brasileiras de Basset Hound's com critérios mais técnicos nas importações e acasalamentos surgindo o Canil Big Long Blue's, o Canil Montmorency e o Canil Raeder's. O nosso Canil surge em 2005 quando adquirimos o nosso primeiro macho.

Aparência do Basset Hound

A cabeça do Basset Hound é comprida estreita, com lábios caídos e pesados e occipital proeminente, testa enrugada até os olhos que são meigos e com a terceira pálpebra a mostra. As orelhas são bastante compridas e quando puxadas devem cobrir o nariz. O pescoço é poderoso com barbela pesadas, o peito é profundo e proeminente. Os membros dianteiros são curtos, o rabo é áspero e portado levantado. O pêlo curto, liso e fino.  

As cores podem ser tricolor (preto, branco e castanho) e bicolor (preto e branco ou castanho e branco). Para conhecer mais sobre o padrão da raça click aqui!

Nós do Canil Dois Irmãos estamos a sua disposição para esclarecer sobre qualquer dúvida